Marcelo Bancalero
Eu faço parte da militância de blogueiros que elegeu a
Mulher Presidenta do Brasil !

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mini Conto - Dia Nacional de Combate à Dengue


Dona Maria acordou naquele dia, e enquanto preparava o  café para a família, escutava no  rádio que aquele era o Dia Nacional de Combate à Dengue.
Dona Maria já teve amigos e familiares infectados com o vírus, inclusive alguns que haviam morrido.  ´É verdade que foram casos que aconteceram  distantes de sua  casa, mas todo cuidado é pouco com esse mosquito danado, pensou.
Enquanto refletia, a radio continuava falando sobre o combate ao mosquito da Dengue, e que agora já não era apenas responsável pela Dengue , pois além da Dengue, Aedes aegypti é transmissor de outras duas doenças: febre Chikungunya e vírus Zyca que tem aumentado  casos de microcefalia em recém nascidos.
Dona Maria resolveu que  faria a diferença. Não podia apenas ficar ouvindo aquilo e nada fazer. Fez uma campanha em seu bairro, distribuiu folhetos explicando como evitar criadouros. Fez reuniões no Amigos do Bairro. Teve amplo apoio dos moradores da comunidade.Quase toda população participou para eliminar criadouros e impedir que o mosquito trouxesse as doenças ao bairro.
Bom, nem todos...
Dona Olga, vizinha ao lado de Dona Maria, não quis participar. E nem permitia que inspecionassem sua casa. Criticava Dona Maria, dizendo que está estava querendo sair candidata a vereadora e “queria aparecer” com aquilo tudo. Assim, o bairro havia eliminado os possíveis criadouros do mosquito da Dengue...
Menos a casa de Dona Olga.
E foi lá que o mosquito achou lugar para colocar suas larvas. Algumas semanas depois, começaram  a parecer  casos de Dengue e Chikungunya entre a população. Dona Maria, a primeira lutar contra o mosquito foi a primeira a morrer... Dona Olga foi logo depois.
  
Marcelo Bancalero

Governo cria Dia Nacional de Combate à Dengue
20 de maio de 2010 |  
O governo sancionou a lei que institui o penúltimo sábado do mês de novembro como o Dia Nacional de Combate à Dengue. O objetivo, de acordo com a lei, é mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da sociedade para a realização de combate ao vetor da doença. No Estado de São Paulo, a epidemia de dengue que ocorre neste ano já causou o maior número de mortes da história da doença no Estado – pelo menos 55 – e é a segunda em total de casos – 69.148 -, perdendo só para a registrada em 2007. O total de doentes em 2010 já corresponde a 74,8% do computado em 2007, ano em que foram notificados 92.345 casos da doença. As cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Guarujá e Santos lideram.

Fonte: Agência Estado
http://www.recantodasletras.com.br/contos/5462409

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa poesia
Obrigado pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Hot

Postagens populares

Patrocinadores, Parceiros, Amigos do Blog e coisas que você precisa ver

Xeque - Mate - Noticias

Xeque - Mate - Noticias
Xeque-Mate-Notícias

Minha igreja

Minha igreja
Comunidade Evangélica de Votorantim